O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado, conforme o desenho acima. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada. O angulo de caster é definido no projeto do veículo e normalmente não sofre alterações durante a vida do veículo.
O angulo de camber (cambagem) é o angulo de inclinação das rodas em relação à vertical quando visto de frente conforme o desenho acima. O angulo de camber tem a finalidade de proporcionar um desgaste uniforme dos pneus, maior contato do pneu com o piso, maior aderência, compensar a ondulação normal das estradas, contrapor o peso do veículo, e poupar os rolamentos das rodas. O angulo de Camber é considerado cambagem positiva quando a parte de cima das rodas estão mais afastadas e a roda fica inclinado para fora conforme o desenho acima.
O angulo de convergência é o angulo de fechamento entre as duas rodas dianteiras quando visto de cima conforme o desenho acima. O angulo de convergência tem a finalidade de compensar a tendência das rodas se abrirem com os esforços de rodagem sobre as ponteiras de direção. Na pratica, a convergência é a diferença entre a distância dianteira "B" e a distância traseira "A" medido entre os aros conforme o desenho acima sendo especificado em millimetros. A convergência pode ser medido provisoriamente com uma trena ou da maneiira correta num aparelho de geometria em oficina especializada. Uma convergência errada pode desgastar rapidamente os pneus dianteiros e ainda aumentar o consumo de combustível.
OBS.:Antes de medir os angulos de direção você deve observar os seguintes detalhes:
* Os rolamentos das rodas dianteiras e buchas ou rolamentos do pino mestre devem estar bem ajustados. Suspender a parte dianteira do veículo e sacudir cada roda segurando pela parte inferior e superior do pneu, observando folgas nos rolamentos, pino mestre, e fixação do espelho do freio.
* Os pneus não devem ser do mesmo modelo e medida.
* Os pneus dianteiros devem estar corretamente calibrados e com exatamente a mesma pressão.
* O sistema de direção deve estar sem folgas.
* As porcas de fixação das rodas devem estar apertadas.
* O veículo deve estar perfeitamente nivelado e sem carga ou passageiros durante as medições
de geometria.
* Os aparelhos de medição da geometria podem ser do tipo mecânicio (mais antigo), otico, a lazer, ou computadorizado com relatorio impresso. Todos os aparelhos tem condições de proporcionar bons resultados e o fator mais importante é ter um mecânico experiente e treinado no uso correto do equipamento, e conhecer os angulos corretos de cada veículo..
FONTE:http://ruralwillys.tripod.com
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