22 de nov. de 2008

ENTENDENDO OS ANGULOS DE DIREÇÃO

É importante conhecer os angulos de direção E devem ser medidos na verificação da geometria de direção. Os angulos de direção foram definidos no projeto do veículo para proporcionar uma boa direção, que seja leve nas manobras, fácil de controlar, fácil de manter em linha reta na estrada, e que proporcione um contato uniforme dos pneus com a estrada e desgaste uniforme. Alterações na suspensão podem alterar os angulos e prejudicar a direção. O uso de rodas e pneus diferentes dos originais podem prejudicar o funcionamento do sistema de direção porque os angulos de direção foram definidos pela fábrica levando em consideração o tamanho das rodas e pneus originais. UM teste pratico para verificar problemas obvios no alinhamento da direção é soltar com muito cuidado o volante de direção numa estrada plana e verificar se o veículo anda reto sem puxar para os lados. Uma direção que "puxa" sempre para um lado ou que seja difícil de controlar provavelmente tem problemas de alinhamento de direção.

Angulo de Caster

O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado, conforme o desenho acima. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada. O angulo de caster é definido no projeto do veículo e normalmente não sofre alterações durante a vida do veículo.

Angulo de camber das rodas

O angulo de camber (cambagem) é o angulo de inclinação das rodas em relação à vertical quando visto de frente conforme o desenho acima. O angulo de camber tem a finalidade de proporcionar um desgaste uniforme dos pneus, maior contato do pneu com o piso, maior aderência, compensar a ondulação normal das estradas, contrapor o peso do veículo, e poupar os rolamentos das rodas. O angulo de Camber é considerado cambagem positiva quando a parte de cima das rodas estão mais afastadas e a roda fica inclinado para fora conforme o desenho acima.


Convergência das rodas dianteiras

O angulo de convergência é o angulo de fechamento entre as duas rodas dianteiras quando visto de cima conforme o desenho acima. O angulo de convergência tem a finalidade de compensar a tendência das rodas se abrirem com os esforços de rodagem sobre as ponteiras de direção. Na pratica, a convergência é a diferença entre a distância dianteira "B" e a distância traseira "A" medido entre os aros conforme o desenho acima sendo especificado em millimetros. A convergência pode ser medido provisoriamente com uma trena ou da maneiira correta num aparelho de geometria em oficina especializada. Uma convergência errada pode desgastar rapidamente os pneus dianteiros e ainda aumentar o consumo de combustível.



OBS.:Antes de medir os angulos de direção você deve observar os seguintes detalhes:


* Os rolamentos das rodas dianteiras e buchas ou rolamentos do pino mestre devem estar bem ajustados. Suspender a parte dianteira do veículo e sacudir cada roda segurando pela parte inferior e superior do pneu, observando folgas nos rolamentos, pino mestre, e fixação do espelho do freio.


* Os pneus não devem ser do mesmo modelo e medida.


* Os pneus dianteiros devem estar corretamente calibrados e com exatamente a mesma pressão.


* O sistema de direção deve estar sem folgas.


* As porcas de fixação das rodas devem estar apertadas.


* O veículo deve estar perfeitamente nivelado e sem carga ou passageiros durante as medições

de geometria.


* Os aparelhos de medição da geometria podem ser do tipo mecânicio (mais antigo), otico, a lazer, ou computadorizado com relatorio impresso. Todos os aparelhos tem condições de proporcionar bons resultados e o fator mais importante é ter um mecânico experiente e treinado no uso correto do equipamento, e conhecer os angulos corretos de cada veículo..

FONTE:http://ruralwillys.tripod.com

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