21 de nov. de 2008

ESP E ASR

Controle de Tração (ASR) Controle de Estabilidade (ESP) e BAS

Controle de tração ou Controlo de tração,Controle de tração (em inglês: traction control system - TCS) é um sistema embarcado de segurança ativo em carros, que impede as rodas motrizes de perder a tração, reduzindo o torque enviado às rodas.

Embora mais comum em países onde há neve, o controle eletrônico de tração equipa também alguns carros nacionais, como Vectra CD, Focus Ghia e Mercedes Classe A. Sua finalidade é permitir a transmissão do máximo de potência para o solo sem que haja deslizamento dos pneus. Além das vantagens de segurança (a perda de aderência pode gerar reações no volante) e do menor desgaste dos pneus nessas condições, há



um benefício ao desempenho: é nessa condição que se obtém a melhor aceleração -- a perda de aderência, que faz "cantar" os pneus, representa um retardo na aceleração.

O controle pode atuar de duas formas: aplicando o freio individual de uma das rodas motrizes, quando apenas ela perder aderência, ou atuando na central eletrônica do motor, caso a perda se verifique em ambas as rodas de tração. No segundo caso, porém, ocorre uma redução de potência que prejudica o desempenho por instantes, prejudicando uma hipotética prova de aceleração. De acordo com as condições de piso, desligar o sistema pode ser benéfico com esse fim, mas não há nenhum problema em mantê-lo ativo por toda a vida útil do veículo.



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