21 de nov. de 2008

FREIOS 1º PARTE

Freios

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O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca. Recomenda-se a sua substituição anualmente. Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados. Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência. Utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos.



VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O FREIO

CILINDRO MESTRE

A função do cilindro mestre é transmitir a pressão hidráulica, através do fluído, do pedal para o sistema de freio, acionando as pastilhas sobre o disco e freando o veículo pelo atrito entre eles.

É através do cilindro mestre que o processo de frenagem é iniciado e controlado, visto que ao acionar o pedal de freio, o pistão do cilindro mestre comprime o fluido que se encontra na câmara, gerando pressão em todo o circuito hidráulico do sistema.



Cilindro de Roda

CILINDRO DE RODA

A função do cilindro de roda é transformar a pressão hidráulica vinda do cilindro mestre em força mecânica aplicada sobre as sapatas de freio.


Funcionamento

Na posição de repouso: As gaxetas e os êmbolos estão comprimindo a mola devido à pressão exercida pelas sapatas de freio através das molas de retorno das sapatas quem mantém as lonas afastadas do tambor de freio.

Na posição de acionamento: A pressão exercida pelo cilindro mestre força os êmbolos para fora, empurrando as sapatas contra o tambor de freio, exercendo a ação de frenagem. A força aplicada às sapatas é proporcional à exercida pelo cilindro mestre.

Posição de Retorno: Ao eliminarmos a pressão no cilindro mestre as molas de retorno das sapatas retornam, comprimindo os êmbolos, forçando o fluido a retornar ao reservatório.

O refluxo do fluido é retardado pela válvula de pressão residual ou pelos furos calibrados, evitando assim um retorno brusco à posição de repouso, isto para não provocar danos às gaxetas e entrada de ar no sistema hidráulico.


  1. Tambor Freios
  2. Cilindro Roda
  3. Sapata Freios
  4. Lona Freios

SAPATA DE FREIO

Sapata de Freio

As sapatas são colocadas por dentro do tambor de freio. A roda do veículo é fixada ao tambor e este conjunto é montado sobre o eixo. Quando o eixo gira, gira o conjunto formado pela roda e tambor, enquanto se mantém fixo o conjunto formado pelo suporte e sapatas. Este conjunto não gira, é solidário ao chassi.

Para se aplicar o freio, um dispositivo especial faz o compressor das sapatas empurrá-las para fora, contra o tambor. O atrito que surge diminui a rotação da roda.


DISCO DE FREIO

Disco de Freio

Normalmente usado no eixo dianteiro, onde o sistema de freio é mais exigido. Também é aplicado no eixo traseiro de esportivos ou tops de linha que exijam maior potência e eficiência.

FONTE www.mds.ind.br

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