O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca. Recomenda-se a sua substituição anualmente. Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados. Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência. Utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos.
VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O FREIO
CILINDRO MESTRE
A função do cilindro mestre é transmitir a pressão hidráulica, através do fluído, do pedal para o sistema de freio, acionando as pastilhas sobre o disco e freando o veículo pelo atrito entre eles.É através do cilindro mestre que o processo de frenagem é iniciado e controlado, visto que ao acionar o pedal de freio, o pistão do cilindro mestre comprime o fluido que se encontra na câmara, gerando pressão em todo o circuito hidráulico do sistema.
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SAPATA DE FREIO
As sapatas são colocadas por dentro do tambor de freio. A roda do veículo é fixada ao tambor e este conjunto é montado sobre o eixo. Quando o eixo gira, gira o conjunto formado pela roda e tambor, enquanto se mantém fixo o conjunto formado pelo suporte e sapatas. Este conjunto não gira, é solidário ao chassi.
Para se aplicar o freio, um dispositivo especial faz o compressor das sapatas empurrá-las para fora, contra o tambor. O atrito que surge diminui a rotação da roda.
DISCO DE FREIO
Normalmente usado no eixo dianteiro, onde o sistema de freio é mais exigido. Também é aplicado no eixo traseiro de esportivos ou tops de linha que exijam maior potência e eficiência.
FONTE www.mds.ind.br
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