O freio e um dos principais sistemas de segurança do veículo. Possui componentes do sistema de fricção (disco, tambor, pastilhas e lonas de freio) que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, e hidráulico (cilindro mestre e de roda, servo e pinça de freio) que potencializam as forças das peças que entraram em atrito e são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio a funcionar.
fonte www.osascap.com.br
Freios a disco
O sistema de freios é uma das partes vitais do veículo. Devidamente conservado e ajustado, garante uma frenagem segura sob as mais diversas condições de tráfego.
Cuidados e manutenção:
Evite freadas com arrasto.
Não trafegue com o freio de estacionamento acionado.
Verifique regularmente o nível do fluido de freio no reservatório.
Faça uma revisão preventiva a cada 5.000 km, quando a luz de advertência permanecer acesa ou sempre que perceber qualquer irregularidade: pedal de freio baixo ou alavanca de freio de mão alto.
PINÇA DE FREIO
Freio a disco:
Nele as pastilhas de freio, acionadas pelo sistema hidráulico, comprimem um disco, o qual perde velocidade devido ao atrito entre as peças. O disco fica acoplado (parafusado) à roda, conseqüentemente o veículo também perde a velocidade.
O atrito entre as peças (pastilhas com o disco) causa o desgaste das pastilhas: é hora da troca.
Não existe prazo específico, mas a durabilidade média das pastilhas é de 25 a 35 ,il quilômetros.
Se ao acionar o freio existir trepidação no pedal e ruído estridente nas rodas, é sinal de pastilhas gastas.
PASTILHAS DE FREIO
Hidrovácuo
Todos os sistemas servo assistidos são acionados pelo motor. O tipo mais comum destes sistemas utiliza o vácuo parcial criado no coletor de admissão, outros utilizam uma bomba de vácuo independente.
Num sistema simples, o motor aspira ar de ambos os lados de um diafragma (ou do pistão principal), o qual é mantido em estado de equilíbrio até ser aplicado o pedal de freio. Em consequência, a pressão atmosférica é admitida de um dos lados, enquanto no outro permanece um vácuo parcial, pelo que o diafragma se move exercendo pressão sobre um pistão servo Essa pressão reforça a força aplicada pelo motorista.
FONTE www.fordgerais.com.br,www.freioslobo.com.br,www.stopimport.com.br,www.cartuningcentral.com,
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