21 de nov. de 2008

FREIOS 3º PARTE

FLUIDO PARA FREIO

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/outros2/fluido-freio.jpg
Quais os Tipos de Fluidos de Freio?

Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.




Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Tipo / Cor usual
Especificação Mínima
Boas Marcas

SecoHúmidoSecoHúmido
DOT 3 (azul a verde)205 ºC 140 ºC220 ºC150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar)230 ºC155 ºC260 ºC170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone)260 ºC180 ºC270 ºC190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino)260 ºC180 ºC270 ºC190 ºC


Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio
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Fonte: www.rcamoto.com.br


Fornecedores de Fluidos

Bosch
O fluido de freios é o responsável pela transmissão de pressão gerada no cilindro mestre para os freios das rodas.
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/inftec_fluido.htm

TRW Automotive
Empresa distribui o fluido de freios Varga.
http://www.trw.com.br/produtos/freios.asp

FLEXIVEL E CANOS DE FREIO

http://www.motosantigas.com.br/pecas/MZ/flexivel%20do%20freio.jpghttp://www.tratorgama.com.br/imagens/produtos/TUBO.jpeg

O flexivel e os canos de freio som responsaveis pela condução do fluido freio a todo sistema de freios (pinças,cilindros de roda etc.)


Freio de estacionamento

popular freio de mão

Básicamente os sistemas de freio de mão são muito parecidos, tendo poucas variações de uma marca para outra.
Aqui estamos mostrando os componentes do freio de mão da Fiat.

Alavanca e cabo do freio de mão

Quando puxamos a alavanca do freio de mão, na realidade estamos esticando um cabo (ou tirante) de aço, que por sua vez pressiona as sapatas (lonas) contra as panelas das rodas traseiras.

Freio traseiro de lonas

É MUITO IMPORTANTE ter sempre o freio de mão funcionando corretamente, não só ele garante que o veiculo ficará parado numa rua com subida, como ainda pode ser usado como emergencia (com cautela) caso o freio do pé falhe completamente.

fonte www.fazfacil.com.br

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