23 de nov. de 2008

Sistemas de ignição

Sistemas de ignição

O sistema de ignição (Figura 6) produz uma corrente elétrica de alta tensão e transmite-a para a vela de ignição pelos cabos de vela. A corrente flui primeiro para um distribuidor, facilmente identificável embaixo do capô da maioria dos carros. Um cabo chega ao centro do distribuidor, e quatro, seis ou oito cabos (dependendo do número de cilindros) saem dele, para cada vela de ignição. O motor é sincronizado de modo que somente um cilindro receba uma corrente do distribuidor de cada vez. Em muitos motores modernos não existe mais o distribuidor físico, substituído por sistema eletrônico.

cabos de velas

http://user.img.todaoferta.uol.com.br/E/4/TB/GKPKTN/bigPhoto_0.jpg

tampa do distribuidor e rotor de ignição

http://images.quebarato.com.br/photos/big/D/6/E7FD6_1.jpg


bobina de ignição

http://www.valair.com.br/loja/images/bobina_de_ignicao_83_injecao_eletronica.jpghttp://www.webmecauto.com.br/correio/imagens/bobinavermelha.jpg


distribuidor

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/ignicao/pict/infotec_distr_hall.gif

Platinado

É o nome dado ao conjunto de peças que abre e fecha o circuito de ignição. Sua função é distribuir a energia elétrica para as velas na queima da mistura ar/combustível nos cilindros. O platinado entra em ação quando se liga a chave. A peça sofre desgaste e exige verificação periódica e eventuais regulagens. O ideal é conferir seu funcionamento a cada 5.000 quilômetros. Nos carros atuais esse sistema foi substituído pela ignição eletrônica.

modulo ignição

http://www.forcecar.com.br/images/modulo_ign/DPL-4005.jpg





Figura 6. O sistema de ignição




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